segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Wellington Dias abre Ciclo de Debates Nordeste VinteUm
















O governador do estado do Piauí, Wellington Dias (PT), abriu em Fortaleza a primeira edição do Ciclo de Debates da Revista Nordeste VinteUm. Junto com o deputado José Nobre Guimarães (PT) e o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, ele ministrou palestra no Hotel Marina Park sobre o tema “Nordeste: avanços socioeconômicos e revisão de políticas públicas”. 

Roberto Smith deu início ao debate com a apresentação de palestra sobre a formação social do Nordeste e a importância dos 20 anos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), com o qual, segundo ele, o governo vem conseguindo reverter diversos índices relacionados ao desenvolvimento da região. O presidente do BNB apresentou dados sobre a evolução dos recursos do FNE desde o governo Lula, que passaram de R$ 12 bilhões para R$ 32 bilhões de 2003 até o primeiro semestre de 2009.


O governador do Piauí ministrou a apresentação intitulada O Piauí no Contexto do Desenvolvimento Nacional e Regional, onde mostrou as diretrizes e as ações do planejamento governamental, potencialidades e futuros investimentos. Porém, Dias elegeu a Educação como o grande desafio para a superação do subdesenvolvimento.

O Ciclo de Debates Nordeste VinteUm, a exemplo da linha editoria da revista, se propõe a discutir e aprofundar temas atinentes ao desenvolvimento da região, como forma de sensibilizar a sociedade e contribuir com a construção de políticas públicas com foco regional. A próxima edição acontece em outubro em Recife. Até o fim do ano, outros dois debates deverão acontecer em Salvador e Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário